O governador Teotonio Vilela Filho reuniu-se nesta quinta-feira (21), em Brasília com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias. A audiência aconteceu na sede do órgão, em Brasília.
 
O governador apresentou ao presidente do Ibama as pendências relacionadas à construção do aeroporto da cidade de Maragogi e Messias comprometeu-se a encaminhar as providências técnicas necessárias ao licenciamento da obra.

“Colocaremos à disposição toda a força de trabalho e conhecimento técnico, delegando ao Estado de Alagoas, através do Instituto do Meio Ambiente (IMA), atuar junto ao Conselho com toda a legitimidade para obter o licenciamento da obra”, afirmou Roberto Messias.

O aeroporto de Maragogi está localizado em um ponto estratégico e, segundo o governador, funcionará como fator determinante no fomento do turismo da região, importante polo da atividade no Estado de Alagoas. “A construção do aeroporto de Maragogi é muito importante para o desenvolvimento do turismo em toda a região do Norte do Estado. Aliás, o próprio Estado de Pernambuco também tem interesse nesse aeroporto”, explicou.

“A região norte é muito solicitada pelos visitantes que chegam ao Estado. E, ao invés de sair de Maceió para Maragogi de automóvel, eles já vão direto de avião para o município e para todas aquelas praias ao redor do município”, reforçou.

Teotonio Vilela disse que o Estado já dispõe dos recursos para a construção do aeroporto, que, para sua concretização, precisa apenas da autorização dos órgãos ambientais. “Precisamos do licenciamento ambiental para iniciar a obra, para a qual nós já temos recursos assegurados. E hoje, aqui no Ibama, delegamos ao IMA, em Alagoas, todo o acompanhamento e licenciamento ambiental dessa obra importantíssima para o desenvolvimento do Estado”, informou o governador.

Diante dos resultados da reunião com o presidente do Ibama, o governador afirmou que a obra deverá ser retomada em menos de dois meses. “No máximo em 50 dias, nós teremos essa área liberada para o início das obras”, declarou Teotonio.