A história volta a se repetir. Em dois jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, assim como em 2008, o América amarga sua segunda derrota na competição e chegará a terceira rodada sem nenhum ponto ganho e com um saldo negativo de menos dois gols. Isso porque o time rubro foi neste sábado (16) a Campinas/SP e perdeu para o Guarani pelo placar de 1 a 0, gol de Rodriguinho.
Com essa derrota e mais o 2 a 1 para o Atlético/GO em Natal, na estreia no Machadão, o time rubro soma uma campanha semelhante ao do início da Segundona de 2008, quando foi derrotado por Criciúma e Bahia – ambos por 1 a 0.
Jogo morno
Um jogo equilibrado e de poucas chances para os dois times. Guarani e América fizeram uma partida considerada morna em Campinas. A primeira chance do time rubro foi aos 14 minutos, com o volante Ricardo Oliveira, em chute perigoso de fora da área.
Emoção maior foi aos 16 minutos. Com Lúcio – que não fez uma boa partida. O atacante recebeu na área e acertou a trave do goleiro Douglas, que já estava batido no lance.
Com quatro jogadores vestindo pela primeira vez a camisa rubra, Marcelo Ramos, Jackson, Thoni e Everton Cezar, além do meia Guaru, que substituía Souza e estreava como titular no time, o América mostrava visível desentrosamento, principalmente na saída de bola.
Aos 35 minutos, boa troca de passe do Guarani e o time alviverde teve a primeira chance e marcar. Kleber recebeu dentro da área e mandou para o gol, mas a bola foi para fora.
Gol e lance polêmico
O segundo tempo começou bem diferente do primeiro. O Guarani decidiu jogar nos primeiros minutos da etapa final e deu um sufoco no time alvirrubro, que resistiu bem até os 26 minutos, quando a defesa americana afastou mal a bola e a bola sobrou para Rodriguinho, que tocou no canto do goleiro Weverton, que não teve chance de defesa.
Antes, porém, o jogo foi movimentado – bem mais que no primeiro tempo. Primeiro, foi a vez do Guarani, que já havia tinha tido uma chance na etapa final com Fabinho – que entrou no intervalo no lugar de Luciano Santos. O time bugrino teve chance em cobrança de falta com Bruno Aguiar e o goleiro Weverton teve que fazer grande defesa.
Aos 20 minutos, Sandro Hiroshi – um dos destaques da partida do lado americano – fez boa jogada e foi derrubado na área. Todos os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Na continuação do lance, Everton Cezar ainda pegou forte na bola, mas o chute saiu pela linha de fundo.
Buscando o empate a todo custo, o América ainda teve mais uma chance com Lúcio. Mas não era mesmo a tarde do atacante, que mandou para fora o último perigo de gol do jogo, aos 38 minutos. Agora o América se prepara para voltar a Natal. Na sexta-feira (22), o time rubro enfrenta o Paraná, no Machadão.