Medida polêmica reduz índices de criminalidade no interior de São Paulo

16/05/2009 12:24 - Brasil/Mundo
Por antoniomelo

Uma medida polêmica fez reduzir os índices de criminalidade no interior de São Paulo. O toque de recolher para jovens impede que menores de 18 fiquem nas ruas de algumas cidades a partir das 23h.


Por determinação do Juiz da Infância e Juventude de Ilha Solteira 23h é hora de adolescente sair da rua. "Nós recebemos muitas denúncias por parte do Conselho Tutelar de que havia muitas crianças e adolescentes envolvidas em situação de risco como consumo de bebidas alcoólicas, drogas", explica a juiz de Ilha Solteira, Fernando Antônio de Lima.


Em um mês, 30 adolescentes foram recolhidos porque estavam nas ruas depois do horário permitido. Da primeira vez os pais ou responsáveis recebem uma advertência, mas se isso se repetir por mais de duas vezes eles podem responder processo na Justiça por descumprimento de uma ordem judicial.


O toque de recolher para adolescentes também existe em outras cidades do interior paulista. Em Fernandópolis a medida já completa quatro anos e o balanço é positivo. O número de ocorrências com envolvimento de adolescentes caiu 55%.


"Depois desse tempo todo, mais de quatro anos, nós temos observado que não só os adolescentes, mas principalmente os pais entenderam o nosso propósito, nossas medidas", conta o juiz de Fernandópolis, Evandro Pelarin.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..