Manoel Amaro apitou o milésimo gol de Pelé, na partida do Santos contra o Vasco da Gama, no estádio do Maracanã, em 19 de novembro de 1969. Ele estava internado para tratamento de uma úlcera.
Nascido no dia 5 de outubro de 1946 em Murici, interior de Alagoas, Manoel Amaro de Lima tinha pouco mais de 17 anos, quando iniciou a carreira, apitando partidas amadoras. Segundo familiares, o primeiro jogo como profissional foi uma decisão de turno do campeonato alagoano, entre os times do CRB e Penedense.
Aos 34 minutos da partida entre Santos x Vasco, Pelé foi derrubado pelo zagueiro Fernando dentro da área do Vasco. Manoel Amaro marcou o pênalti que foi cobrado pelo próprio Pelé.
Ficha técnica
Santos 2 x 1 Vasco
Data: 19 de novembro de 1969
Local: Estádio do Maracanã
Árbitro: Manoel Amaro de Lima
Gols: Santos - Pelé (pênalti) e Renê (contra); Vasco - Benetti
Santos:
Aguinaldo; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias (Joel
Camargo) e Rildo; Clodoaldo, Lima, Manoel Maria e Edu; Pelé (Jair Bala)
e Abel.
Vasco: Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval;
Bougleaux, Renê, Acelino (Raimundinho) e Adílson; Benetti e Danilo
Menezes (Silvinho).
Veja o vídeo com as imagens históricas onde aparece o árbitro Manoel Amaro. No mesmo vídeo, você acompanhará a sequência de jogos antes do milésimo gol de Pelé, inclusive o gol perdido no jogo contra o Bahia e um momento inusitado: Pelé jogando no gol. E, é claro, o jogo contra o Vasco apitado por Manoel Amaro. Este vídeo, narrado em inglês, é uma preciosidade. No lance do milésimo Gol, a narração original é de Waldir Amaral, da Rádio Globo. No outro vídeo, a expectativa em Salvador, com o jogo Bahia X Santos e uma entrevista com o próprio árbitro, num documentário narrado em espanhol. Deleite-se: