O Grêmio deu um grande passo rumo às quartas-de-final da Libertadores da América no Peru, onde conquistou a vitória de 3 a 1 sobre o San Martin, na noite desta quarta-feira. O argentino Maxi López confirmou a boa fase e marcou dois gols de cabeça, garantindo a campanha invicta na competição e os 100% de aproveitamento em partidas como visitante.

Com o resultado fora de casa, até uma derrota no Olímpico por um gol, na próxima semana, é suficiente para consolidar a classificação. Time de melhor desempenho na primeira fase, o Tricolor só não ganhou na primeira rodada, quando empatou sem gols com o Universidad do Chile em Porto Alegre. De lá para cá foram seis trunfos. A partda em Lima também teve a estreia do volante Túlio, contratado na última sexta-feira, que entrou em campo na etapa final.

Com a marcação bem encaixada e uma postura cautelosa, o Grêmio estudava o adversário, que ia animado para o ataque. Mas após boa troca de passes, aos 9min, Souza dividiu com o marcador na frente da área, ficou com o rebote e chutou forte, Butrón espalmou, mas não evitou que a bola morresse no canto esquerdo: 1 a 0.

O San Martin era mais incisivo, tinha a pose de bola, mas pecava na hora das conclusões. Comandado por Souza, o Tricolor controlava bem o jogo e explorava o contra-ataque, criando as chances mais claras. Com dificuldades para equilibrar o confronto, os peruanos marcavam forte e cometiam faltas duras.

O centroavante Arzuaga mostrou muita qualidade ao lance aos 34, quando recebeu lançamento em profundidade, com o domínio tirou Fábio Santos do lance e num chute rasteiro, de canhota, deixou tudo igual: 1 a 1. O time gaúcho sentiu o gol, e até o intervalo não recuperou a atuação segura.

Preocupado com as rápidas investidas do rival, o zagueiro Rafael Marques mostrava preocupação. "O jogo está aberto, as equipes encontrando espaço. Temos que corrigir nossos erros, diminuir o campo, jogar mais junto. Eles estão marcando no meio e às vezes complica lá atrás", alertou.

O Grêmio só precisou de 26 segundos da etapa complementar para readquirir a vantagem. Souza cruzou na medida para Maxi, que venceu Guizasola na força física e desviou de cabeça, fazendo 2 a 1. O centroavante argentino aparecia ouco, mas quando recebia na área, era mortal. Aos 16 ele recebeu cruzamento de Jonas e cabeceou forte no ângulo esquerdo: 3 a 1.

No final o técnico Marcelo Rospide colocou o estreante Túlio em campo, no lugar de Jonas, reforçando o setor de marcação, o que ajudou a segurar a boa vitória no Peru.

SAN MARTIN 1 x 3 GRÊMIO

San Martin
Butrón; Salas, Ramos, Guizasola (Huamán) e Fernandez; Hinostroza, Cejas (Silva), Ballón e Diaz (Carrillo); Garcia e Arzuaga
Técnico: Victor Rivera

Grêmio
Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adilson, Tcheco (Douglas Costa), Souza e Fábio Santos; Jonas (Túlio) e Maxi López (Herrera)
Técnico: Marcelo Rospide

Data: 06/05/2009 (quarta-feira)

Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (PER)

Árbitro: Carlos Vera (EQU)

Auxiliares: Juan Cedeño e Carlos Herrera (EQU)

Cartões amarelos: Réver, Fábio Santos, Souza, Ruy (Grêmio); Arzuaga, Salas (San Martin)

Gols: Souza, aos 9min; Arzuaga, aos 34min do primeiro tempo. Maxi López, aos 26seg e aos 16min do segundo tempo .