Agora é oficial: o atacante Adriano, que rescindiu seu contrato com a Inter de Milão, da Itália, é o mais novo contratado do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. A apresentação do centroavante será nesta quinta-feira, às 15h (de Brasília), no Salão Nobre da Gávea.

Adriano foi lançado ao futebol profissional pelo próprio Flamengo, mas deixou o Rio de Janeiro em 2001 e se transferiu para a Inter, em uma transação envolvendo a ida de Vampeta para a Gávea e que também tirou o atacante Reinaldo, hoje no Botafogo, do clube carioca.

Na Europa, Adriano atuou por empréstimo em Fiorentina e Parma antes de ganhar a confiança dos dirigentes da Inter. Pela equipe de Milão, o atacante ganhou o apelido de "Imperador" e conquistou os títulos da Copa da Itália (2005 e 2006), Supercopa da Itália (2005 e 2006) e Campeonato Italiano (2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008).

O auge de Adriano na Itália foi em 2005, quando ele também era presença certa na Seleção Brasileira. Depois da frustrante campanha no Mundial de 2006, porém, o centroavante caiu de rendimento e veio recuperar a forma física e técnica no São Paulo, em 2008, quando assinou contrato de empréstimo de seis meses com o time paulista.

No Morumbi, Adriano voltou a balançar as redes, mas foi eliminado na semifinal do Paulista e nas quartas-de-final da Libertadores pouco antes de seu vínculo com o São Paulo chegar ao final. De volta à Inter, agora sob o comando do técnico português José Mourinho, o atacante voltou a cair de rendimento, inclusive amargando a reserva.

Somando a má fase nos gramados às polêmicas fora de campo, envolvendo festas e bebidas, Adriano decidiu não voltar à Inter depois de defender a Seleção nas Eliminatórias à Copa de 2010. O jogador alegou que precisava reencontrar a "alegria de jogar" e, quase um mês depois, rescindiu seu contrato com os italianos.

Sem vínculo com nenhum clube, Adriano deixou clara a sua intenção de voltar ao Flamengo, que em contrapartida abriu as portas para o retorno do atacante à Gávea. A negociação se iniciou na última semana até a conclusão ocorrida nesta quarta.