A semana seguirá sendo de festa na Gávea. Depois de comemorar o tricampeonato estadual do Rio de Janeiro, o Flamengo está classificado para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, no Castelão, no Ceará, a equipe comandada pelo técnico Cuca goleou o Fortaleza por 3 a 0. Os gols, todos no segundo tempo, foram marcados pelo meia Kleberson, pelo lateral-esquerdo Juan, de pênalti, e pelo atacante Emerson.

Agora, na próxima fase, a equipe carioca vai enfrentar o Internacional, que bateu o Náutico por 2 a 0, também nesta quarta, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Flamengo segue na luta pela conquista do seu terceiro título da competição.

"Nós, os atacantes do Flamengo, estamos trabalhando forte porque em um momento o gol vai sair", disse Emerson, que não marcava há cinco partidas e agora terá Adriano como o principal concorrente pela vaga de titular na equipe.

Primeiro tempo morno:

Cautela. Apesar de as duas equipes precisarem da vitória, o cuidado foi a principal característica da etapa inicial. Sob os olhares de mais de 50 mil torcedores, o Fortaleza optou pelo toque de bola na tentativa de cansar o adversário. E a primeira jogada perigosa acontece logo aos 5 minutos: Luiz Carlos aproveitou bom cruzamento pela direita e, de cabeça, acertou o canto direito do camisa do Flamengo. Mas a bola não pegou força suficiente para vencer Bruno.

Aos cariocas restaram as jogadas pelas duas laterais. No entanto, principalmente no último passe, Juan e Leonardo Moura não conseguiram fazer com as bolas chegassem aos atacantes. Na base da velocidade nos contra-ataques os donos da casa tentaram surpreender a defesa do Rubro-Negro, que atuou pela primeira vez sem o zagueiro Fabio Luciano, agora, aposentado dos gramados. Porém, assim como o Flamengo, o Fortaleza também encontrou dificuldades para passar pelos defensores adversários.

Com a posse da bola, o Flamengo demonstrou melhor organização para subir ao ataque. Ao Fortaleza, os chutes de longa distância levaram perigo ao goleiro Bruno. Aos 34 minutos, os donos da casa bem que chegaram ao gol, mas a arbitragem anulou acertadamente.

Pressão e gol:

Se no primeiro tempo o Flamengo pouco criou no ataque, logo no minuto inicial da etapa final o Fortaleza levou um susto. Depois de um cruzamento da esquerda, o atacante Emerson desviou a bola com a coxa. Atento na jogada, o goleiro Douglas realizou uma defesa sensacional. No entanto, o lance foi apenas o prenúncio do que aconteceria no minuto posterior.

Em uma triangulação muito bem trabalhada entre Emerson, Juan e Kleberson, o meia recebeu do camisa 6 e acertou o canto esquerdo do goleiro do Fortaleza. Era o início da festa carioca na arquibancada do Castelão. Com a desvantagem no marcador, e, principalmente, com o relógio como mais um adversário, os donos da casa tiveram de se lançar ao ataque. Aos 9, Eusébio recebeu na entrada da área, arriscou o chute e a bola passou muito perto da trave de Bruno.

E a saída forçada do Fortaleza ao ataque foi um presente para o Rubro-Negro. Depois de algumas jogadas desperdiçadas pelos cearenses, Douglas voltou a salvar o time, aos 14, ao defender uma cabeçada quase que em cima da linha do zagueiro Wellinton. As coisas ainda pioraram para o tricolor depois que Julio foi expulso por conta de um carrinho frontal em Juan. E foi camisa 6 que, aos 23, sofreu o pênalti que praticamente definiu a classificação carioca. Com categoria, o lateral deslocou o goleiro e fez o segundo do Flamengo.

Tranquilo em campo, aos 27 o golpe de misericórdia. Após cobrança de escanteio por intermédio de Ibson pelo lado esquerdo, o goleiro Douglas falhou e a bola encontrou Emerson sozinho na segunda trave. O atacante só teve mesmo o trabalho de mandar para o gol. Com a vaga definida, o técnico Cuca ainda encontrou tempo para dar uma chance a Obina para que ele tentasse marcar seu primeiro gol em 2009. Mas não foi dessa vez que o xodó rubro-negro desencantou.

FORTALEZA 0 X 3 FLAMENGO:

Fortaleza:
Douglas; Maisena (Vanderlei), Gilmak, Edson e Guto; Coutinho, Euzebio, Bismark (Álvaro) e Julio; Marcelo Nicácio (Sidnei) e Luis Carlos
Técnico: Mirandinha

Flamengo:
Bruno; Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians (Toró), Kleberson, Ibson e Juan; Everton (Zé Roberto) e Emerson (Obina)
Técnico: Cuca

Data: 06/5/2009 (quarta-feira)

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)

Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)

Gols: Kleberson, aos 2, Juan, aos 23, e Emerson, aos 27 minutos do segundo tempo (FLA)

Cartões amarelos: Everton (FLA)

Cartão vermelho: Julio (FOR)