Sesau leva ações de prevenção à orla de Maceió

annaclaudia|
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu no último domingo (3), na orla da Pajuçara, em Maceió, uma manhã com ações preventivas e alerta sobre os riscos da hipertensão. A doença é responsável, de forma indireta, pela maioria das mortes ocorridas em Alagoas, já que seus agravos desencadeiam problemas cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Com estandes montados na orla, educadores físicos, massoterapeutas, massagistas e médicos prestaram esclarecimentos à população sobre como se prevenir da hipertensão, reforçando a necessidade de adotar uma vida saudável, que deve ter como aliados a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Durante o evento, foram distribuídos materiais educativos com dicas sobre hábitos saudáveis para a saúde. Os participantes verificaram a pressão arterial, participaram de aulas de ginástica e de massagens corporais. Além disso, também foram distribuídos kits compostos por um boné, uma camiseta, uma garrafa d’água e um botton. A ação foi encerrada com uma caminhada pela orla que contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos.

“Esse evento foi pensado com o objetivo de conscientizar a população alagoana sobre uma doença que afeta pessoas de todas as camadas sociais e faixas etárias. Um dos perigos da hipertensão é o fato da doença ser silenciosa, onde a maioria dos pacientes não apresenta sintomas”, destacou a técnica do Núcleo das Doenças de Agravos Não Transmissíveis (Dant), Vanessa Carneiro.

E segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), cerca de 30% dos adultos são atingidos pela doença, que é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVC’s e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. O que mais chama atenção é o fato de que 3,5 milhões, ou 5% de crianças e adolescentes do País são portadores de pressão alta e mais de 50% das pessoas que estão na terceira idade sofrem com esse mal da modernidade.

Prevenção

A doença pode ser prevenida, desde que sejam seguidos alguns hábitos saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação e a prática de exercícios físicos. “É muito importante que as pessoas se conscientizem de que é fundamental inserir frutas, verduras e legumes na alimentação, bem como aderir à natação, hidroginástica e futebol, ajudando a manter o peso ideal”, aconselha a técnica da Dant/Sesau, Vanessa Carneiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados