O karateca alagoano Leonardo Lyra (faixa preta), encerrou a temporada oficial de 2008 com grandes resultados para o karatê alagoano. O atleta venceu todas as dificuldades e o alto nível dos competidores, conquistando o Tri-Campeonato Norte Nordeste em Recife, o Bi-Campeonato Pan-americano em São Paulo, o bronze no Brasileiro em Santa Catarina , e o X lugar no Mundial disputado na Itália.

O ano de 2009 começou para Léo com uma grande notícia, no final do mês de março, Léo disputou o II Meeting Aberto de Karatê, realizado no Ginásio do Colégio Celesiano na cidade de Penedo. Além de se consagrar o campeão em sua categoria, Léo conseguiu fechar um acordo com a Brooksfield  até o final do ano que assegura suas despesas de treinamentos e intercâmbio entre estados vizinhos e com boas perspectivas de renovação para 2010, ano que pretende disputar seu 3º mundial.

        
Depois de um ano afastado, Léo volta à Federação Alagoana de Karatê Interestilos para defender seu título de Tri-Campeão Norte Nordeste nos dias 08, 09 e 10 de maio, que será realizado no ginásio Nélio Dias na cidade de Natal – RN, na categoria Infanto Juvenil, faixas verde a preta. Além de Léo, Lavínia Lyra (faixa amarela), sua irmã que iniciou a caminhada no karatê no final de 2008 já conquistando uma medalha de bronze  no Campeonato Brasileiro, será outra grande promessa de medalha para Alagoas.

A Federação Alagoana de Karate Interestilos será composta pelo Presidente Edson Ferreira, que também atuará como árbitro, Leandro Miranda (Árbittro), e cinco atletas: Leonardo Lyra, Lavínia Lyra, Igor José, Emmauel Victor (bronze em brasileiro e tri-campeão alagoano) e Elicleyton Lira, que é outro atleta com experiências em campeonatos regionais e nacionais, Elicleyton tem em seu curriculo um vice-campeonato norte nordeste, um título de campeão brasileiro e participou da seletiva para o Pan-Americano ano passado.

O Presidente Edson Ferreira, acredita que apesar de levar uma pequena quantidade de atletas, devido a falta de apoio que vem encontrando em nosso estado, a seleção alagoana não irá decepcionar e trará grandes resultados. “Tentamos de todas as formas conseguir apoio para levar um número maior de atletas, mas infelizmente não conseguimos, devido a falta de apoio, desta forma ficamos dependedo das condições financeiras de cada atleta, sendo que  muitos que tem condições de disputar um campeonato de grande porte acabam ficando de fora”.

Leonardo Lyra faz questão de agradecer a todas as pessoas que o ajudaram em sua caminhada dentro do karate, esporte que abraçou e faz com muito amor e lhe proporciona tanta felicidade. “Mais uma vez agradeço a todos que me apoiaram e confiaram em mim. Agradeço em especial a Brooksfield do Shopping Center Iguatemi que esta confiando em meu potencial.