Neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), nove ou dez times começam a se juntar aos quatro campeões estaduais que já fizeram a festa nesta temporada 2009. Internacional e Sport já comemoraram antecipadamente no Gauchão e no pernambucano, conquistando os dois turnos e cancelando a decisão nos dois estados.

 

Na sexta, no feriado do Dia do Trabalhador, o Assu conquistou o título inédito do Campeonato Potiguar, ao perder por 2 a 1 para o Potyguar de Currais Novos. Como havia vencido o jogo de ida por 4 a 1, levou a taça. E neste sábado, o Brasiliense alcançou a maior seqüência de títulos no Distrito Federal ao derrotar o Brasília por 2 x 0, no Serejão, e se tornar hexacampeão.

 

Em São Paulo, Corinthians e Santos se enfrentam no Pacaembu, em mais um duelo do fenômeno Ronaldo e do artilheiro Kléber Pereira. Como venceu na Vila Belmiro por 3 a 1, o Timão pode até perder por dois gols de diferença que será campeão, por ter feito campanha melhor na primeira fase. Mas se não perder, será campeão invicto, o que não acontece desde 1972. O Peixe precisa vencer por três de vantagem para levantar a taça pela 18ª vez.

 

No Carioca, não há vantagem: Flamengo e Botafogo voltam a duelar no Maracanã, uma semana depois do 2 a 2. Quem vencer, levanta a taça. Se houver mais um empate, a decisão vai para os pênaltis. É a terceira vez seguida que as duas equipes decidem no Rio, e o time rubro-negro briga pelo seu quinto tricampeonato. Do outro lado, o Glorioso tenta repetir a conquista de 20 anos atrás, quando derrotou o rival na decisão. Isso, além de ver o time comandado por seu ex-técnico Cuca (vice-campeão nas duas vezes anteriores) amargar, agora do lado de lá, um segundo lugar.

 

Em Minas Gerais, apenas um milagre evita o título do Cruzeiro. Depois de golear por 5 a 0 no domingo passado, assim como já fizera há um ano, a Raposa pode até perder por quatro gols de diferença, no clássico do Mineirão, que será bicampeã. O Atlético-MG precisa devolver a goleada para, além de quebrar um tabu de 11 jogos sem vencer o arquirrival, justificar a melhor campanha da primeira fase e comemorar uma histórica 40ª conquista mineira.

 

No Paranaense, três times têm chances de levar a taça na última rodada do octogonal decisivo: Atlético-PR, Coritiba e J. Malucelli. O Furacão é o único que depende de si próprio e, por ter feito melhor campanha na fase anterior, precisa apenas vencer o Cianorte em casa. Se empatar, torce por tropeços de Coritiba e J. Malucelli diante de Nacional-PR e Paraná, respectivamente. E se perder, será campeão em caso de derrota do Coxa e empate do Jotinha. O Coritiba precisa vencer no Couto e torcer para que o Furacão não ganhe. Se empatar, precisa de derrota do Atlético e que o Jota não ganhe do Paraná. O Jotinha precisa vencer e torcer para que Furacão e Coxa não ganhem.

 

Em Santa Catarina, o Chapecoense venceu o Avaí em casa por 3 a 1 e joga pelo empate na Ressacada. Por ter feito melhor campanha, o Leão precisa vencer para levar o jogo a uma prorrogação de dois tempos de 15 minutos cada. Aí sim, neste tempo extra, joga pelo empate.

 

No Goiano, depois de perder por 2 a 1 para o Atlético-GO, o Goiás precisa vencer No Serra Dourada para evitar um terceiro vice-campeonato seguido. O Dragão joga pelo empate. No Baiano, outro clássico entre Bahia e Vitória, desta vez com os dois times se enfrentando no Barradão. Como somou mais pontos na fase anterior e venceu por 2 a 1 em Pituaçu, o Leão pode até perder por um que leva o tricampeonato. O Tricolor tem que ganhar por dois gols para comemorar o título depois de oito anos.

 

No Cearense, Fortaleza enfrenta o arquirrival Ceará precisando de um empate, já que venceu por 2 a 1 no "Clássico-Rei" passado. O Vovô tem que vencer para levar a decisão para a prorrogação e, persistindo o empate, os pênaltis. Na Paraíba, o Treze recebe o Sousa em Campina Grande precisando apenas de um empate, pois tem a melhor campanha e empatou por 1 a 1 no primeiro jogo. O time visitante precisa vencer para comemorar o seu segundo título paraibano.

 

A festa pode ficar maior e chegar até o Acre. Lá, o Juventus-AC venceu o primeiro turno e decide o segundo diante do Náuas. Se ganhar, é campeão direto. Mas se perder, encara a novidade acreana em mais duas partidas.

 

Veja as decisões em todo o país:

 

PAULISTA

Finais - jogo de volta (de Brasília)

Domingo, 03/05

16h - Corinthians x Santos