Sem jogar um grande futebol e vaiado pela torcida, o Vasco foi surpreendido pelo Icasa, e não passou de um empate em 1 a 1, nesta quinta-feira, no estádio São Januário, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

O goleiro Ari marcou contra o gol vascaíno, no começo do jogo, e na etapa final Marciano deixou tudo igual para os cearenses.


Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Juazeiro do Norte, e um empate sem gols classifica o Icasa, enquanto o Vasco precisa da vitória ou de um empate por dois ou mais gols para avançar. Se o placar se repetir, a decisão vai para os penâltis. Na primeira fase, o Verdão do Cariri eliminou a Portuguesa nas penalidades, após dois empates em 1 a 1.

Na próxima fase, quem se classificar pega o vencedor de Vitória e Atlético-MG. No primeiro jogo, na última quarta-feira, em Salvador, o time baiano venceu por 3 a 0, e tem grande vantagem no jogo de volta, no Mineirão.

Buscando sufocar o adversário, o Vasco partiu para cima assim que a bola rolou, e encontrou seu gol logo aos oito minutos. Em bate-rebate na pequena área, o goleiro Ari tentou tirar a bola, mas mandou contra o próprio patrimônio, marcando contra, num lance bizarro. A partir de então, o que se viu foi um jogo fraco tecnicamente e com poucos lances de perigo.

O primeiro chute a gol do time cearense veio aos nove minutos, com Panda arriscando chute de fora da área. O arremate saiu rasteiro e a bola passa à esquerda do gol de Tiago. O Vasco respondeu dois minutos depois com Pimpão, que recebeu passe na grande área e arriscou chute de primeira, mas Ari foi na bola e defendeu para o Icasa. Aos 14, o Verdão da Cariri assustou o goleiro Tiago, mais uma vez em um chute de Panda de fora da área.

Após os 15 minutos iniciais, o clube nordestino pareceu ter superado o nervosismo, e passou a sair mais para o jogo. Mas com pouca qualidade, não conseguia criar chances efetivas de gol. O Vasco, por sua vez, não se achava dentro de campo, saindo com lentidão para o ataque, e demonstrando pouca criatividade. O clube carioca parecia sentir o grande número de desfalques, cinco no total.

Aos 31 minutos, Ramón chegou pela meia esquerda, arriscou o chute no ângulo direito e a bola passou perto do gol de Ari. Na sequência, em nova jogada de Ramón, o jogador cruzou para a área e Elton cabeceou com perigo, por cima do gol. Aos 40, Moré arriscou chute da entrada da área, a bola foi à meia altura e passou à esquerda do gol de Tiago.

Buscando um empate e vendo que o bicho não é tão feio quanto parece, o técnico do Icasa adiantou a equipe, que passou a atacar mais. Mas o Vasco também voltou mais disposto e criou boas chances no começo da etapa final. Aos cinco minutos, Paulo Sérgio cruzou pela direita, Elton subiu no primeiro pau e cabeceou por cima do gol de Ari.

Aos 13, o time cruzmaltino por pouco não ampliou numa jogada de Pimpão, que recebeu dentro da área, arriscou chute no ângulo e o goleiro do time cearense fez a defesa. Aos 16 minutos, Gilberto invadiu a área pela direita, foi empurrado e ficou pedindo pênalti, não marcado pelo árbitro, que errou o prejudicou o Verdão do Cariri.

A melhor chance do Vasco de ampliar desde que abriu o placar veio aos 20 minutos. Pimpão recebeu passe na entrada da área e tocou por cima de Ari, mas a bola subiu demais e acabou encobrindo o gol. No minuto seguinte, Paulo Sérgio cobrou falta na ponta direita, Mateus subiu na área e tentou o arremate, mas a zaga do Icasa afastou o perigo.

O Icasa quase empatou aos 24 minutos, levando o torcedor vascaíno ao desespero. Leozinho avançou pela meia esquerda, entrou na área e arriscou o chute no canto direito de Tiago, que fez excelente defesa, salvando o time carioca de sofrer o empate.

No entanto, aos 30 minutos o goleiro não conseguiu evitar a igualdade. Marciano recebeu cruzamento de Leozinho da direita, e fuzilou para o gol de Tiago, que nada pôde fazer.

No fim, o Vasco ainda tentou fazer o segundo, mas o time cearense também teve chances de vencer. Quando o árbitro apitou o final do jogo, o time vascaíno deixou o campo sob vaias da inconformada torcida.

Árbitro: Wagner Reway - MT

Cartões amarelos: Marcos Vinícius, Esquerdinha, Luis Carlos, Joãozinho, Thiago (Icasa); Ramón, Mateus (Vasco)

VASCO:
Tiago; Paulo Sérgio, Vilson, Titi (Gian) e Ramon; Amaral, Mateus, Enrico e Alex Teixeira (Léo Lima); Rodrigo Pimpão e Elton (Alan Kardec).
Técnico: Dorival Júnior

ICASA:
Ari; Alan, Tiago e Luiz Carlos; Marcos Vinicius (Gilberto), Panda, Guto, Esquerdinha e Joãozinho; Moré (Marciano) e Leozinho.
Técnico: Flávio Araújo