A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta sexta-feira que adiará por uma semana os jogos de ida e volta das oitavas-de-final da Copa Libertadores envolvendo os times mexicanos Chivas Guadalajara e San Luis. A medida foi tomada para dar tempo à entidade, que busca um local para sediar as partidas, vetadas no México em razão da epidemia de gripe suína.
"Esta determinação foi tomada com base na proximidade da data destes jogos e as dificuldades já conhecidas por causa da situação sanitária no México e na região", anunciou a Conmebol em seu site. Assim, o São Paulo, que vai enfrentar o Chivas, passará mais uma semana sem jogar. O San Luis vai encarar o Nacional, do Uruguai.
Na quinta-feira, a Conmebol havia anunciado que as partidas seriam disputadas em Bogotá, na Colômbia, após ter vetado os jogos no México. Mas, ainda na quinta, a prefeitura da cidade colombiana rejeitou os jogos para evitar uma possível contaminação causada pela visita de torcedores mexicanos.
Outra possibilidade seria disputar os jogos no Chile, mas o país andino anunciou nesta sexta que também não quer ver as disputas em seu território. Com a rejeição do Chile, a Conmebol adiou as partidas, que seriam realizadas na quarta-feira da próxima semana.
Enquanto isso, o Uruguai avisou, também nesta sexta, que não colocará obstáculos para sediar as partidas, abrindo uma nova possibilidade para resolver o problema. "No decorrer da semana continuaremos analisando as diferentes possibilidades a fim de encontrar uma solução equilibrada e satisfatória para todos", declarou a entidade. A data dos demais jogos das oitavas serão mantidos, sem qualquer alteração.

Esporte