Receita amplia horário noturno para entrega de declarações do IR

29/04/2009 02:10 - Brasil/Mundo
Por antoniomelo

Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda da Federal ganharam algumas horas para enviar os dados à Receita Federal durante a madrugada. Hoje (29) e amanhã (30), o Receitanet, sistema de entrega das declarações ficará fora do ar apenas das 4h às 5h.

 

Até agora, o programa ficava fora do ar por quatro horas, da 1h às 5h. Segundo a Receita, a mudança de horário tem como objetivo evitar congestionamentos e facilitar a entrega para os contribuintes com pouco tempo para preencher as declarações durante o dia.

 

A Receita destacou ainda que o programa de preenchimento das declarações pode ser baixado a qualquer hora do dia. Mesmo com o sistema de transmissão fora do ar, o contribuinte pode gravar os dados no computador e transmiti-los posteriormente.

 

De acordo com o balanço mais recente, a Receita recebeu, até as 17h, 19.805.364 declarações. Isso representa 76% dos 25 milhões de contribuintes que deverão fazer a declaração neste ano.

 

Precisa preencher a declaração quem recebeu mais de R$ 16.473,72 em 2008. Apesar de ampliar o horário para a transmissão dos dados, a Receita esclareceu que o prazo de entrega não mudou.

 

As declarações só podem ser enviadas até a meia-noite de quinta-feira. Quem perder o prazo pagará multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..