Especialistas dão dicas para fazer a declaração do IR na última hora

29/04/2009 08:19 - Negócios
Por annaclaudia
Falta pouco para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda: o contribuinte só tem estas quarta (29) e quinta-feira (30) para enviar os dados para a Receita Federal. A data limite estipulada pela Receita termina à meia-noite desta quinta.

A partir de agora, desperdiçar tempo em busca de papéis e informações podem resultar em erros e pendências com o Fisco. Segundo especialistas consultados pelo G1, há algumas providências que podem ser tomadas antes de se iniciar o preenchimento do programa eletrônico da Receita e definir a diferença entre uma declaração bem-sucedida e um atraso com o Leão.

O segredo é agilizar: quanto mais tarde se iniciarem os preparativos, maiores os riscos de não haver tempo suficiente para resolver imprevistos, como a falta de uma informação ou uma internet lenta, por exemplo.

Separe documentos

Descobrir na hora do preenchimento a falta de algum documento ou número  importante a ser informado pode frustrar o plano de fazer a declaração do IR rapidamente. Para não ser pego de surpresa, uma boa dica é reunir de antemão os papéis que você sabe que serão usados.

"Separe os recibos, contratos, despesas e receitas guarde no mesmo lugar. A declaração vai ser simples", recomenda o sócio-diretor da BDO Trevisan, Lúcio Abrahão.

Faça um check-list da "papelada" necessária e veja de quais destes itens você deverá precisar:

- informe de rendimentos de salários;
- valores e/ou recibos de aluguéis;
- informe de operações bancárias;
- recibos médicos e de pagamentos a planos de saúde;
- dados sobre compra e venda de bens e carros;
- recibos de pensão alimentícia;
- recibo de indenização por seguro;
- recibos de Darf pagas.

Reserve tempo para imprevistos

Para o especialista Lúcio Abrahão, começar a declaração nas últimas horas do prazo é presságio de erros e atraso. "É melhor fazer em horário comercial, para poder ir atrás de uma informação de banco, ou resolver um problema na internet, e ainda dar tempo de entregar", diz.

Dúvidas? Retifique depois

Se mesmo após os preparativos a falta de dados estiver atrasando a transmissão à Receita, o melhor é enviar a declaração incompleta e retificar depois. "Se estiver complicado na hora, perceber que falta um documento, então entrega e depois retifica, mesmo faltando um monte de coisa", diz o advogado tributarista Samir Choaib.

Nesse caso, o importante é corrigir e complementar os dados rápido. "Arrume logo porque os dados estarão errados, antes que você seja fiscalizado pela Receita. Em até um mês, no máximo", recomenda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..