Nesta segunda-feira, a marca de cervejas Nova Schin entrou com uma representação no Conselho Nacional de Auto-regulamentação (Conar) contra a campanha que Ronaldo Fenômeno fez para a cervejaria Brahma. O Conselho recebeu a ação, já aceitou a denúncia e avalia se irá tirar o comercial do ar.

Porém, desde domingo, a agência de propaganda da Brahma começou a veicular um comercial alterado com Ronaldo segurando um copo de cerveja e, no final, diz ser "guerreiro", em vez de "brahmeiro". A assessoria de imprensa da cervejaria afirmou que as alterações já estavam previstas desde o início da campanha.


A estrela do Corinthians causou muita polêmica ao associar seu nome a uma propaganda de bebida alcoólica, já que é uma referência mundial no esporte. Na propaganda, o Fenômeno é mostrado como um exemplo de “brahmeiro”, um batalhador que cai, se levanta e segue em frente com otimismo, "assim como todo brasileiro".

No comercial original, Ronaldo aparece em uma sala de troféus dizendo: “Tudo o que eu conquistei na vida foi com muito suor, como todo guerreiro”. Logo em seguida, é mostrada uma cena de Ronaldo passando por vários obstáculos. E então, ele diz: “Mas, eu sempre dei a volta por cima. É... não é fácil. Mas o que é suado, tem mais sabor”. Batendo no peito, Ronaldo finaliza: “Eu sou brahmeiro”!

Veja o vídeo:



As assessorias da Nova Schin e do Conar não revelaram quais são as alegações para a retirada do comercial do ar