Em visita ontem ao CT Rei Pelé, o ex-presidente da Fifa e atual presidente de honra do órgão, João Havelange, reforçou o coro da diretoria do Santos, que pleiteia a unificação dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos brasileiros.

 

Havelange esteve na Baixada Santista para receber homenagem do Santos. Em entrevista coletiva, o ex-dirigente deu total apoio às reivindicações e disse que a unificação dos títulos é questão de justiça.

 

"Sou a favor do reconhecimento. Se os títulos existem, é porque os campeonatos aconteceram. Se a CBF passar a reconhecê-los, estaremos fazendo justiça e também prestando uma homenagem ao futebol do passado", afirmou.

 

O Santos reclama o posto de octacampeão brasileiro, já que conquistou cinco vezes a Taça Brasil (entre 1961 e 65) e uma vez o Roberto Gomes Pedrosa (1968).

 

Além disso, a diretoria do clube busca concretizar o sonho de ser sede de alguma seleção na disputa da Copa de 2014. Tanto que já conta com projetos de reforma e ampliação da Vila Belmiro. Mais uma vez, o presidente se mostrou favorável às pretensões santistas. No entanto, lembrou que a candidatura da Vila Belmiro como uma das sedes deve, primeiramente, partir da CBF.

 

"O Santos deve procurar a Federação Paulista e pleitear esse desejo junto à CBF. Se o Ricardo Teixeira disser sim, eu me comprometo a falar com o presidente [da FIFA] Joseph Blater", prometeu Havelange, que completou:

 

"Por que não? Se a Vila Belmiro tiver condições e a oportunidade de receber alguma equipe, deve fazê-lo. O Santos é a catedral do futebol."