A derrota por 2 a 1 para o Santos, em pleno estádio do Parque Antarctica, no último sábado, marcou não somente a eliminação do Palmeiras no Campeonato Paulista, mas a primeira queda do técnico Vanderlei Luxemburgo em uma competição estadual após 11 anos.
Atual tricampeão do torneio regional de São Paulo, duas vezes pelo Santos e uma pelo Palmeiras, Luxemburgo não perdia uma competição estadual que disputava desde 1998, quando foi vice-campeão paulista com Corinthians após derrota para o São Paulo.
Depois disso, os times pelos quais Luxemburgo passou sempre
conquistaram o título regional. Em 1999 e 2000, na seleção brasileira,
o técnico não disputou este tipo de competição. Depois do fiasco no
comando da seleção nacional, voltou ao Corinthians e obteve o título
paulista de 2001.
Em 2002, ano em que dirigiu o Palmeiras, os grandes clubes da capital não disputaram o regional local. Em 2003, Luxemburgo conquistou o Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro --que naquele ano também venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, participou de parte da campanha do clube de Belo Horizonte na conquista do Estadual local, porém, foi demitido antes da conquista --o técnico campeão foi seu até então auxiliar técnico Paulo César Gusmão.
Em 2005, novamente não disputou um Estadual por estar no Real Madrid. Mas nos dois seguintes obteve êxito pelo Santos, em 2006 e 2007 --o time da Baixada não vencia o torneio desde 1984.
No ano passado, Luxemburgo levou o Palmeiras ao título do Campeonato Paulista, competição em que o alviverde não levantava o caneco desde 1996, quando foi campeão também com Luxemburgo.
Luxemburgo lamentou a eliminação no Campeonato Paulista e disse entender o protesto da torcida, que chegou a vaiar o treinador no último sábado. "A torcida está chateada com razão, pois veio aqui, lotou e apoiou do primeiro ao último minuto. Mas nós também estamos tristes. Não queríamos que fosse dessa maneira. As críticas nós temos que entender e absorver", falou.
Eliminado do Estadual, nas semifinais, no último sábado, o Palmeiras volta a campo nesta terça-feira, quando recebe a LDU, pela Taça Libertadores da América.