Final da oitava rodada do segundo turno, temos na zona de classificação para decidir o segundo turno da campeonato alagoano de futebol, 2009: No grupo A, Corinthians e Coruripe e no grupo B, Igaci e CRB.

Entendo que o CRB somará apenas mais 3 pontos, indo a 19, o que não garantiria sua classificação. Pela ordem, o Galo enfrentará Ipanema fora e CSA em casa, na última rodada em Maceió.

O Murici vem em terceiro, mas terá uma trajetória mais fácil e poderá chegar na frente do Galo Praiano.

Com a derrota para o ASA, o CSA dá adeus à classificação, passando a se dedicar agora para o importante jogo contra o Santos na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Voltando ao alagoano, o Azulão terá que se preocupar com o rebaixamento, iminente e provável. Entendo que o time marujo escapa da degola, mas terá Murici no Rei Pelé e por último o CRB, igualmente no Trapichão.

O Murici vem de uma importante vitória frente ao Coruripe fora de casa, e de uma goleada no agora virtualmente rebaixado Capelense por 5 x 1 (fato raro neste ano, goleadas). Pegará o também cadidato sério ao rebaixamento o Ipanema.

Diante disto, o Murici, embalado e pegando o CSA, desgastado do importante compromisso em São Paulo e cabisbaixo pela má campanha no estadual, poderá se aproveitar e ter um caminho mais fácil para ir ao quadrangular.

Aí irão decidir pelo grupo A: CORINTHIANS  e  CORURIPE e pelo grupo B: IGACI e MURICI.

Para a degola, além do Capelense irá o Ipanema, pela trajetória que fará e também pelo que vem apresentando, perdendo em casa e levando derrotas fora.

Os pequenos cresceram? Não, os considerados grandes é que não apresentaram futebol, organização, diretoria e seriedade.

As duas maiores forças, CSA e CRB, tiveram 7 trocas de treinadores, várias mudanças nos diretores e um caminhão de contratações e outro de dispensas. ASA e CORINTHIANS não mudaram seus técnicos desde o início, contrataram bem e dispensaram poucos.

A surpresa fica por conta do IGACI, de sério candidato ao rebaixamento no primeiro turno, rumo a decisão do segundo turno, e dando até goleada sobre o Corinthians, fato inédito neste campeonato.

Para quem faz o futebol, para o FAF, isto pode até ser um prejuízo, mas serve de reflexão, até para todos e se buscar novas alternativas para os próximos anos.