A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Secretaria
de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social capacita nos dias
16 e 17 deste mês, na sede do órgão, gestores e técnicos dos 102
municípios alagoanos sobre segurança alimentar. Com o tema “Segurança
Alimentar e Nutricional: Crescimento e Desenvolvimento para seu
Município”, o evento tem como objetivo qualificar os profissionais
sobre o assunto e viabilizar que os municípios possam angariar os
recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A secretária-adjunta da Seades, Juliana Vergetti, afirmou que Alagoas é
um dos poucos estados que tem dentro da estrutura da Secretaria de
Assistência uma Diretoria de Segurança Alimentar. “Mas os municípios
ainda não têm os conselhos municipais, o que dificulta o
desenvolvimento das ações, programas e projetos e, assim, o combate aos
indicadores sociais negativos”, lamentou a secretária-adjunta.
Além de Juliana Vergetti, vão ministrar palestra a diretora da Dsan,
Ana Paula Quintella; e a superintendente de Assistência Social,
Arabella Mendonça. Juliana irá discorrer sobre os marcos legais da
política de segurança alimentar e nutricional. “Farei uma
contextualização dos marcos legais da segurança alimentar para que os
municípios entendam a política e passem a implantar os programas,
projetos e ações em suas cidades”, informou.
Juliana também falará sobre a diretoria do Conselho Estadual de
Segurança Alimentar (Consea). Segundo ela, o Conselho tem entre suas
atribuições interagir com os municípios e manter uma interface com as
outras secretarias do Estado, que desenvolvem ações na área, para que o
trabalho seja feito de forma efetiva.
A secretária-adjunta lembrou que a Dsan trabalha em parceira com o
Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente, com a finalidade de
combater os indicadores negativos. “Sou coordenadora estadual do Pacto
e quando pensamos nos programas, tentamos dar a eles um foco para as
crianças e adolescentes”, disse.
Já a superintendente de Assistência Social, Arabella Mendonça,
discutirá sobre o paralelo existente entre a assistência social e a
segurança alimentar, e a importância dessas políticas para Alagoas.
Os municípios serão divididos em polos. Na quinta-feira (16), estarão
presentes os da bacia leiteira, da região agreste e do sertão. No dia
seguinte (17), serão as regiões Sul, Norte, vales do Paraíba e do
Mundaú, e região metropolitana de Maceió. Consta da programação
palestras sobre a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional; o Consea do
Estado; a Política Nacional de Assistência Social (PNAS); e as fontes
de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Seades capacita gestores dos 102 municípios sobre segurança alimentar
15/04/2009, 18:13 - Municípios
Por redação
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..