A crise que atinge as prefeituras alagoanas que sofrem com a falta de dinheiro cusado segundo eles pela diminuição do Fundo de Participação dos Municípios fez com quê os prefeitos rompessem tradições como a entrega de peixes na Semana Santa e a distribuição do Programa de Cestas Básicas.

O prefeito Bruno Loureiro de Japaratinga não encontrou recursos para comprar o peixe na Semana Santa para distribuir com sua população. No ano passado e nos anteriores de sua gestão a prática era comum, Ele distribuía o pescado, mas com a crise se vê impossibilitado de realizar esta ação. “É lamentável nossa situação. Queremos ajudar, mas diante do corte do FPM, somos os mais penalizados e penalizamos quem não merece”, disse o prefeito Bruno Loureiro.

Já o prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, afirmou que vai suspender por três meses a distribuição das cestas básicas que distribui mensalmente para a população mais carente do município e infelizmente, ressalta, que não vai distribuir o peixe na Semana Santa. “É muito triste para mim, mas o Governo Federal que vem aplicando esses cortes está penalizando nós gestores e com isso, penalizando quem merece nossa atenção”, disse lamentando o prefeito Marcos Madeira.

Em Palmeira dos Indios o prefeito James Ribeiro já anunciou aos secretários que este ano a distribuição de peixes não será realizada e o Cadaminuto apurou que em pelo menos outras dez prefeituras a situação vai ser semelhante.

Um morador da cidade de Maragogi definiu bem a situação na maioria das prefeituras alagoanas. "Com esta crise a população vai passar a Semana Santa a pão e água" explicou ele.