Na abertura, o secretário municipal de Educação, Sérgio Villela, assumiu o compromisso de apoiar a formação dos educadores como parte do processo de busca da qualidade do ensino. “A Semed reconhece a oferta para a formação inicial e continuada dentro de uma perspectiva de ampliar e ajudar o crescimento dos professores. O objetivo é de que isso se reflita diretamente na qualidade do trabalho em sala”, destacou.
O secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, compareceu ao evento ao lado do secretário municipal de Comunicação, Marcelo Firmino. Delmoni falou em nome do prefeito Cícero Almeida e reafirmou que a Semed está entre as secretarias prioritárias da gestão municipal.
A palestra inicial foi ministrada pela professora Angélica Silvana Pereira. Ela refletiu junto com os educadores a necessidade de o currículo representar a realidade das situações vividas em sala de aula como parte do processo de aprendizagem. “O currículo é resultado da ação de todos os envolvidos no processo de educação. Isso inclui as entidades, a família e, principalmente, os professores que vivem a realidade da sala de aula”, atestou.
A formação continuada faz parte da política permanente da Semed. É com sua efetivação que os professores se reciclam e se capacitam para desenvolver de forma atualizada os conteúdos pedagógicos. O resultado desse trabalho poderá ser medido, a médio e longo prazo, com o aumento da avaliação do Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb).