Caiu o último invicto do segundo turno do Campeonato Estadual 2009. O ABC, ex-líder isolado da competição, foi derrotado neste domingo (5) pelo placar de 3 a 1 pelo Potyguar de Currais Novos, no estádio Bezerrão, na cidade do adversário, e não só perdeu pela primeiro vez neste turno como também foi alcançado pelo adversário, que agora soma os mesmo 14 pontos do alvinegro.

Apagão alvinegro

Campo pequeno, gramado irregular, arquibancadas repletas de torcedores curraisnovenses. A combinação desses três fatores parece ter prejudicado diretamente o futebol do ABC em Currais Novos. Irreconhecível em campo, o alvinegro não demorou muito para fazer o Potyguar se sentir bem e confiante em busca de uma vitória sobre o líder da competição.

O gol, porém, demorou para sair. Somente aos 34 do primeiro tempo, o zagueiro Gil Pernambucano subiu mais que a defesa abcedista e, completamente livre, cabeceou para o gol do goleiro Raniere, que nada pode fazer. Após o primeiro, o segundo foi rápido. Contra-ataque rápido puxado por Quirino e o artilheiro curraisnovense invadiu a área e chutou forte, rasteira, no canto do goleiro abcedista.

Antes do segundo gol do Potyguar, O ABC teve sua única chance com Waldir Papel. De cabeça, o atacante mandou para o gol, mas não conseguiu marcar, tendo sua tentativa defendida pelo goleiro Nilson.

Potyguar vence e encosta

No segundo tempo, o ABC seguiu com o time ofensivo. Gabriel, Waldir Papel e também João Paulo formavam o ataque alvinegro. Contudo, foi o atacante curraisnovense Carlinhos quem marcou mais um, aos 13 minutos. Bobeira da zaga abcedista e a bola sobrou para o jogador do Potyguar, que girou e chutou forte para o gol, balançando novamente as redes alvinegras.

O ABC sentiu o gol. Tanto que passou o resto do tempo praticamente sem criar chances de gol. A situação poderia ter ficado mais branda para o time alvinegro se o técnico Heriberto da Cunha estivesse podendo motivar o time do banco de reservas. No entanto, visivelmente alterado com a forma de apitar do árbitro, ele reclamou acintosamente e foi expulso ainda no começo da etapa final.

Aos 41, o zagueiro Gaúcho diminui o placar para o ABC. O jogador cabeceou cruzamento vindo de cobrança de falta e fez o gol de honra do alvinegro, que permitiu também ao time de Natal continuar com vantagem sob o Potyguar no saldo de gols e permanecer na liderança do turno.

Na próxima rodada, a penúltima antes da decisão do segundo turno, o ABC volta ao Frasqueirão, em Natal, para enfrentar o Baraúnas, no próximo domingo (12). Antes o time alvinegro recebe também o Atlético Paranaense no primeiro confronto da segundo eliminatória da Copa do Brasil.

Ficha técnica:

Potyguar-CN (3): Nilson; Roquete, Everaldo e Maceió; Leandro, Emerson, Gil Pernambucano, Tiago e Nininho; Quirino e Carlinhos (Roberto). Técnico: Neto Matias

ABC (1): Raniere; Juninho, Gaúcho e Ben-Hur; Marquinhos Mossoró (Rodriguinho), Erandir (Elton), Rogério, Gabriel e Beto; Paulinho Macaíba (João Paulo) e Waldir Papel. Técnico: Heriberto da Cunha

Estádio: Bezerrão, às 17h
Árbitro: Reginaldo Gomes
Cartões Amarelos: Rogério, Erandir, Gabriel, Ben-Hur e João Paulo (ABC); Carlinhos e Nininho (POT)
Cartão vermelho: Heriberto da Cunha (ABC)
Público pagante: 1.312
Público total: 1.592