O 3º Batalhão de Polícia Militar foi reinaugurado na noite de ontem, na
sede da unidade, em Arapiraca. Por três meses, o batalhão passou por
uma reforma com o objetivo de reorganizar o seu espaço físico. A
reestruturação é a primeira desde 1982 e diversos policiais militares
participaram diretamente do serviço de obras, informatização, pintura e
limpeza das dependências.
O evento marcou também a
reestruturação do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) do 3º
BPM. O espaço, que funciona nas dependências da unidade, conta agora
com modernas instalações, além de ter ganhado um reforço de pessoal. O
novo centro registrava 180 ocorrências por mês antes da modernização.
Agora, tem atendido a 700 ocorrências no mesmo período, o que
representa um melhor atendimento e uma resposta mais positiva às
demandas da população.
O comandante geral da PM, coronel Dalmo
Sena, destacou a importância estratégica da unidade nos relevantes
serviços prestados à corporação. “A importância do 3º BPM é notória,
vez que desenvolve ações, sobretudo, operacionais, que enaltecem o
prestígio da Polícia Militar junto à sociedade arapiraquense e, por
conseguinte, alagoana”, acrescentou o comandante.
Durante a
solenidade militar, o 3º BPM homenageou dezenove parceiros, entre
autoridades públicas e da iniciativa privada. Além destes, policiais
militares que contribuíram diretamente com as obras e outros, destaques
operacionais e administrativos, também foram homenageados.
Após o encerramento da solenidade, o comandante do 3º BPM, tenente
coronel João Marinho, convidou os presentes para visitar as instalações
do batalhão. Segundo ele, a melhoria na qualidade de vida da população
e a significativa mudança na cultura local são dois aspectos
importantes a comemorar. “Não poderíamos deixar de falar sobre a nossa
prioridade número um, a redução do índice de homicídios. Saímos da casa
dos 20 para dois ao mês. Eis a nossa maior vitória”, comemorou o
comandante.
O 3º BPM abrange 15 municípios do agreste alagoano e
responde por uma área de 3.902.547 km², com quase meio milhão de
habitantes. Atualmente é composto por 590 policiais militares que
desenvolvem várias modalidades de policiamento, como Operações
Especiais, Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (ROCAM),
Radiopatrulha, trânsito e policiamento ostensivo.
Participaram
do evento, ainda, representantes do Poder Judiciário, Ministério
Público (MP), governos municipais, sociedade civil organizada e
empresas privadas.
Auditório coronel Carlos Alberto Mendonça da Silva
O
3º BPM inaugurou, ainda no evento, o auditório em homenagem ao coronel
Carlos Alberto Mendonça da Silva, ex-comandante da unidade e atual
Diretor de Ensino da Polícia Militar. O auditório será utilizado,
principalmente, para realizar instruções com a tropa.
Para o
coronel Mendonça, é uma satisfação muito grande ter seu nome ligado à
instrução. “Foi algo que eu sempre priorizei por onde passei, pois uma
tropa instruída valoriza a unidade”, acrescentou.
3º BPM é reinaugurado em Arapiraca
25/03/2009, 17:22 - Municípios
Por redação
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..