Cerca de 80% dos serviços do INSS são feitos à distância

24/03/2009 07:01 - Negócios
Por redação
Não é preciso se descolar a uma agência do INSS para requer 78% dos serviços colocados à disposição da população. O órgão criou uma série de facilidades ao segurado, para que ele não precise sair de casa desnecessariamente. O agendamento eletrônico reduziu em 71% o tempo médio de espera para atendimento no interior das agências. Agora, antes de irem a uma unidade do INSS, as pessoas podem ligar gratuitamente para telefone o 135 ou acessar a página da Previdência Social na internet, no endereço www.mps.gov.br.

O atendimento programado veio para criar mais comodidade às pessoas, em substituição ao atendimento presencial. Antes, o segurado era obrigado a se deslocar até uma agência do INSS para fazer os agendamentos e requerer serviços. O INSS estima que, de cada dez usuários que esperavam nas filas, sete voltavam para casa sem ter perspectiva concreta de quando poderiam obter uma simples informação.

Uma das ferramentas que tornou possível agendar o atendimento é o serviço ativo da Central 135. Pelo telefone, o INSS confirma a presença de cada segurado, três dias antes da data do atendimento, além de checar se ele possui todos os requisitos e documentos para solicitar o benefício agendado. Em caso negativo, um novo segurado é agendado para aquela data, evitando a perda de vagas e, obviamente, o seu aproveitamento para reduzir o tempo de espera.

Serviços - Dos 58 serviços previdenciários existentes, apenas 16 exigem a presença imprescindível do segurado na agência. São eles: Agendamento de Cumprimento de Exigência; Agendamento de Revisão; Alteração de Dados Cadastrais; Bloqueio e Desbloqueio de Pagamento; Cancelamento de Perícia Médica; Cassação de Benefícios por Óbito; Implantação de Procuração; Inclusão de Cotas de Salário Família; Inclusão de Pensão Alimentícia; Justificativa Administrativa; Pagamento Alternativo de Benefício; Pesquisa Externa; Resultado de Perícia Médica; Suspensão, Cessação e Reativação de Benefícios; Transferência de Benefício e Verificação e Correção de Vínculos e Remunerações.

Todos os demais serviços estão disponíveis nos canais remotos de atendimento. O mais utilizado tem sido a Central 135. O cidadão, de qualquer parte do país, pode ligar de graça para o número, inclusive de telefone público. Ou de celular, ao custo de ligação local. A Central atende 24 horas, durante toda a semana. Para falar com um atendente, deve-se ligar das 7 às 22h, de segunda-feira a sábado.

Veja os serviços oferecidos pela Central 135:

  Tecle 1 - Falar com o atendente para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir em uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

  Tecle 2 - Atendimento eletrônico para consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC.

  Tecle 3 - Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

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