A partir deste mês serão iniciadas as conferências regionais de saúde ambiental de Alagoas. A primeira acontece nesta quarta-feira (5), a partir das 8h30, em Delmiro Gouveia, no Clube Palmeirão. As conferências têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas destinadas à saúde ambiental, nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). As propostas serão encaminhadas para a conferência nacional que acontece em dezembro, em Brasília.

A diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elizabeth Rocha, participa a partir desta segunda-feira (3), em Brasília, de um encontro com representantes de todos os estados brasileiros para discutir a parte metodológica da conferência nacional.

Segundo ela, o evento será realizado pelos ministérios envolvidos na construção da proposta (Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e das Cidades), em consonância com as deliberações e aprovações dos delegados da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (realizada em maio de 2008), 13ª Conferência Nacional de Saúde (novembro de 2007) e da III Conferência Nacional das Cidades (2007).

As próximas conferências regionais acontecem no dia 12, em Maragogi; dia 19, em União dos Palmares; dia 25, em Arapiraca e no dia 27, em Penedo. A conferência estadual será realizada em Maceió, nos dias 13 e 14 de outubro.