Iniciados nesta sexta-feira (31), no Cepa, os Jogos Estudantis de Alagoas – Jeal / Olimpíadas Escolares 2009 – Etapa Estadual, prosseguem até o próximo dia 9 em Maceió, envolvendo mais de 2.600 atletas alunos de escolas particulares e da rede pública de ensino da capital e do interior, disputando nas modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol, queimado e ginástica rítmica. Esta etapa servirá para selecionar as unidades escolares que representarão Alagoas nas Olimpíadas Escolares/2009 – Etapa Nacional.

A abertura oficial do Jeal será realizada na segunda-feira (3), às 16h, na quadra do ginásio do CDR – do Centro Educacional e de Pesquisa Aplicada (Cepa), com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da convidada especial Daniele Hipólyto, ginasta medalhista da equipe olímpica brasileira.

Segundo o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, esses jogos serão marcados com um dos mais atraentes e competitivos da história. “A intenção do governo do Estado é de resgatar o JEAL que está recebendo muito apoio pra isso. A sociedade, e os desportistas, em especial, também querem isso. Vamos trazer as famílias pra torcerem durante as competições, porque durante toda essa semana o JEAL será uma opção de entretenimento para todos”, disse o secretário ressaltando que o governo de Alagoas está garantindo todas as condições para a realização desses jogos.

No encerramento dos Jogos Estudantis, o ex-atleta olímpico Claudinei Quirino, melhor velocista brasileiro, que estará em Maceió participando Circuito Caixa de Maratoninha, promoverá palestra no ginásio do Colégio Anchieta, no dia 7 de agosto às 9h, e uma oficina na pista de atletismo do Cepa durante a competição de atletismo do Jeal, no dia 8 às 9h.