Governo Perto de Você chega a Bebedouro

  • gilcacinara
  • 29/07/2009 20:34
  • Maceió
O bairro de Bebedouro recebe, no dia 14 de agosto, das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, localidade Flexal de Baixo, um mutirão de cidadania que levará serviços públicos para moradores da comunidade e região próxima. A ação faz parte do Programa Governo Perto de Você, uma iniciativa do Estado que, em outras etapas, também atenderá a população do interior. Carteira profissional, do Trabalho, cadastro no Sine, seguro desemprego, certidão de nascimento e casamento civil serão alguns dos serviços oferecidos durante a ação.

O governador Teotonio Vilela Filho participará efetivamente das atividades. O chefe do Executivo receberá lideranças comunitárias e a população em um espaço montado no local. Sugestões, denúncias, críticas ou elogios da comunidade em relação aos serviços públicos estaduais poderão ser feitas diretamente ao governador, que juntamente com a equipe da Ouvidoria Geral estará ali para conhecer de perto e buscar soluções para os problemas reclamados. Tudo será anotado pelos funcionários da Ouvidoria e enviado aos órgãos responsáveis.

Na manhã desta terça-feira, uma reunião no Palácio República dos Palmares definiu os últimos detalhes do programa. O encontro, coordenado pelo ouvidor Claudionor Araújo, teve a participação do subsecretário de Articulação Política, Fábio Rodrigues.

Os representantes das secretarias apresentaram o que cada setor levará para a comunidade, localizada na periferia de Maceió. A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, em parceria com o Tribunal de Justiça, prepara um casamento coletivo. A previsão é de realizar 150 casamentos. Haverá ainda a emissão da primeira e segunda vias do registro civil e reconhecimento de paternidade.

Ficará a cargo da Secretaria de Estado do Trabalho a emissão de carteiras profissionais, cadastro no seguro desemprego e no Sine. Já o Instituto de Identificação garantirá carteiras de identidade para quem ainda não teve acesso ao documento.

A Saúde vai levar para os moradores de Bebedouro ações educativas e preventivas; coleta de sangue com o Hemoal, orientação sobre tabagismo, combate à dengue; prevenção ao uso de álcool e acidente de trânsito e orientação sobre a gripe suína. Os profissionais também falarão sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuirão preservativos. Em parceria com a Saúde, a Uncisal vai fazer avaliação de equilíbrio e postura, teste de glicemia e verificação de pressão arterial.

Mas não são apenas os servidores públicos que estarão engajados no programa. A iniciativa do governo do Estado também contará com a participação de voluntários. É o caso da instrumentadora cirúrgica Edna Lúcia, que coordena o Projeto Visão de Anjo e estará com uma equipe de médicos e profissionais da saúde, todos voluntários, fazendo testes para encaminhar à cirurgia pessoas que sofrem de catarata e pterígio — um tecido carnoso que cresce sobre a córnea.

Vítima de acidente de trânsito, Edna diz que decidiu se dedicar a uma causa logo após sair do coma e se recuperar das lesões sofridas. Hoje, atua em parceria com o Hospital de Olhos Santa Luzia, para onde as pessoas cadastradas em Bebedouro e que precisam da cirurgia serão encaminhadas. Educação fiscal, cadastro da Nota Fiscal Alagoana, Portal da Transparência e uma “vendinha” com produtos diversos são algumas das ações preparadas pela Secretaria de Estado da Fazenda.

A gerente de Educação no Trânsito do Detran, Walkíria Amorim, informou que o departamento voltará suas atividades para a prevenção e ações educativas. Para isso, 300 crianças da Escola Bonifácio Silveira participarão de apresentações teatrais. Material educativo também será distribuído com crianças e adultos. O Detran pretende ainda ampliar a divulgação do seguro obrigatório de danos pessoais causado por veículos automotores (Dpvat). Esporte, cultura, lazer, educação ambiental, segurança pública e defesa do consumidor farão parte das ações de governo.

No dia 11 de setembro, o Programa Governo Perto de Você estará em Pão de Açúcar, no Baixo São Francisco. “Estamos fazendo uma prestação de serviços”, diz o ouvidor Claudionor Araújo. “Por determinação do governador Teotonio Vilela, o programa estará um mês em um bairro de Maceió e outro em um município do Estado”.