Fundadora da Pastoral da Criança participa da Semana de Aleitamento

  • gilcacinara
  • 29/07/2009 07:38
  • Maceió

“Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção” será o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Maternidade Escola Santa Mônica, que será realizada de 3 a 7 de agosto. O evento, que irá acontecer no auditório da maternidade, contará com a participação da fundadora da Pastoral da Criança e coordenadora da Pastoral do Idoso, Zilda Arns, que estará em Maceió no próximo dia 6.

A assistente social da área de Saúde da Criança da Sesau, Daniela Ramos, afirmou que um dos pontos fortes da programação será a realização do curso de manejo em aleitamento materno, destinado a 32 profissionais de saúde de 16 municípios, que após a conclusão serão transformados em tutores da Rede Amamenta Brasil.

“O aleitamento materno é reconhecido no mundo inteiro como o fator mais eficaz de proteção para os bebês, porque o leite materno mata a sede, a fome e possui os nutrientes que o bebê necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável”, ressaltou a assistente social. 

Durante a Semana Mundial de Aleitamento, serão realizadas palestras sobre Saúde da Criança e Aleitamento Materno em Alagoas, proferida pela a assistente social Daniela Ramos;  O que é o leite materno? E Fisiologia da lactação, com a pediatra Maria Inêz Carvalho.

Também haverá palestras sobre mitos na amamentação, que será realizada pela nutricionista Nucicleide Brito. Além disso, serão discutidos temas referentes aos traumas mamilares, sobre a importância do Banco de Leite Humano, orientações de higienizações para coleta de leite e vínculo mãe e bebê, entre outros temas. A programação conta ainda com depoimento de mães e apresentação do projeto “Música na Saúde” desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas.

Participam da semana de aleitamento materno, os técnicos das cidades de Major Isidoro, Igreja Nova, São José da Tapera, Olho D’Água Grande, Feira Grande, São Sebastião, Coité do Nóia, Pariconha, Porto Real do Colégio, Traipu, Jaramataia, Craibas, Estrela de Alagoas, Mar Vermelho, Lagoa da Canoa e Arapiraca.