A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recebeu um lote de donativos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. São colchões, cobertores, toalhas, travesseiros, mosquiteiros e filtros de água natural, num total de 290 peças em donativos. Além de Maceió, outras 21 cidades do interior de Alagoas também receberam doações similares.

Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos de Almeida, os itens serão distribuídos entre as comunidades mais carentes da capital, em áreas de risco localizadas no Mutange, Vale do Reginaldo, Benedito Bentes e Grota do Rafael, no Jacintinho.

“Esse trabalho de seleção e distribuição também será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)”, revela o coordenador. Os Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) também devem ser consultados para apontar a região com mais necessidade para receber os donativos.
Ainda segundo o coronel Antônio Campos de Almeida, a iniciativa privada também tem procurado a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para oferecer mais doações.

Ao mesmo tempo em que conta com a solidariedade da sociedade, a Comdec continua com o trabalho de monitorar a ocupação das áreas de risco de Maceió. Para isso, a Comdec conta com os Nudecs, que funcionam como uma extensão da Defesa Civil nos bairros mais críticos de Maceió. Os voluntários observam a ocupação dessas áreas, como as encostas, e comunicam qualquer irregularidade à Comdec.