O I Encontro sobre Saúde, Sexualidade e Prevenção às DST/Aids na Adolescência, realizado nesta sexta-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids e da Unidade de Saúde Roland Simon, contou com a participação de estudantes, adolescentes, moradores da localidade, além de profissionais da saúde, que discutiram sobre ações educativas de prevenção às DST/Aids.

O evento, que aconteceu na ONG Visão Mundial PDA Mundaú, no bairro do Vergel do Lago, teve como principal objetivo esclarecer questões relacionadas à sexualidade e à saúde na adolescência, enfatizando práticas de prevenção às DST/Aids.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, ressaltou a importância do encontro como sendo uma forma eficaz para levar informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “O momento é importante para que os jovens esclareçam suas dúvidas. Só com o conhecimento, podemos adquirir bons hábitos. A melhor maneira de viver com saúde é procurar a prevenção”, explicou.    

‘Sexualidade e Saúde: gravidez na adolescência’, foi o primeiro tema debatido entre o público. Em seguida, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), apresentaram uma análise sobre a questão da violência e da exploração sexual infanto-juvenil na região da orla lagunar, no bairro do Vergel.  

Os convidados também participaram das oficinas sobre DST e tratamento, sexualidade e métodos contraceptivos e drogas e DST/Aids. 

“Pretende-se, com o encontro, trabalhar questões na área da saúde do adolescente dando enfoque as ações voltadas à sexualidade, à gravidez na adolescência, à violência e exploração sexual infanto-juvenil e à prevenção às DST/Aids”, disse a assistente social da US Roland Simon, Dirlene Martins.


Ela disse, ainda, que a expectativa do encontro é contribuir para a articulação das ações destinadas ao fortalecimento da prevenção às DST/Aids junto aos adolescentes.