A Prefeitura de Maceió continua se reunindo com os comerciantes da Feira do Passarinho, localizada na Levada, para discutir a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região. Para que o projeto seja viabilizado, os comerciantes e feirantes precisam ser transferidos para outro local, longe da linha férrea que corta o bairro.

Segundo o secretário de Abastecimento do município, Carlos Ronalsa, os diálogos têm avançado e, em breve, a Prefeitura poderá dar início à transferência dos feirantes para a área da antiga Ceasa.

“O trabalho tem que ser feito com habilidade. Para isso, a Prefeitura está contando com a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social (Semas) e outros órgãos ligados ao projeto”, revela.

No início de julho, a Semab criou uma comissão especial para acompanhar a transferência dos feirantes e comerciantes para a área da antiga Ceasa. Devem ser transferidos, prioritariamente, os comerciantes que trabalham nas regiões compreendidas pelo Parque Rio Branco, Feira do Passarinho e proximidades do Mercado da Produção.

A adoção desse novo sistema de transporte em Maceió vinha sendo negociada desde o ano passado entre a Prefeitura, o Ministério das Cidades e a CBTU. Com a aprovação do projeto, Maceió será a primeira entre as capitais do Nordeste onde a CBTU vai implantar o sistema, previsto para ser adotado também em Natal e João Pessoa.

As três capitais têm situações idênticas, sendo que o percurso do VLT de Natal será o maior, com 56 quilômetros em dois ramais. O percurso de João Pessoa é de 30 quilômetros, e o de Maceió, de 32 quilômetros.

O VLT – também conhecido por Trem Padrão – é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns. Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de “duas frentes”, bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.