A Defesa Civil Estadual iniciou, na manhã desta quinta-feira (16), a distribuição de kits abrigo para os municípios alagoanos mais atingidos pelas chuvas. O material foi adquirido a partir da parceria entre o governo federal e o Governo do Estado para aquisição de 2000 kits. A Defesa Civil Estadual ficou responsável pelo armazenamento e pela distribuição dos kits para 22 municípios onde pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas em consequência das chuvas.

Cada kit contém colchões, cobertores, travesseiros, toalhas, mosquiteiros e filtros de água, além de lona para a construção de abrigos provisórios. A Defesa Civil informou que já se comunicou com os municípios beneficiados com a ajuda para que providenciem o transporte do material. A quantidade destinada a cada município foi determinada pela gravidade dos prejuízos decorrentes das chuvas.

Os mais prejudicados — São Luís do Quitunde e Barra de São Miguel — receberão 200 kits cada um. Outros municípios, como Marechal Deodoro, São José da Laje e Cajueiro, receberão 100 kits e os menos prejudicados, como é o caso de Roteiro, receberão 30 kits.

Já receberam os kits os municípios de Coqueiro Seco, Paripueira, Marechal Deodoro, São José da Laje e Igreja Nova. Além destes, receberão o material os municípios de Maceió, Barra de São Miguel, Roteiro, São Luiz do Quitunde, Quebrangulo, Jequiá da Praia, Viçosa, Rio Largo, Feliz Deserto, Cajueiro, Capela, Traipu, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. A distribuição do material será feita à medida que os municípios providenciarem o transporte.