O Hospital Geral do Estado (HGE) realizou, esta semana, um treinamento sobre o uso de ventiladores Oxylog 3000, equipamentos com tecnologia de ponta responsáveis pela ventilação mecânica dos pacientes que estão com dificuldade de respiração. A capacitação foi destinada a 41 profissionais das áreas médica, fisioterapia e enfermagem.

Segundo o gerente geral do HGE, Antônio Alício Moreira, o treinamento faz parte de uma série de cursos que estão sendo realizados com o objetivo de qualificar os profissionais perante as novas tecnologias.

“O uso do ventilador Oxylog 3000 no HGE fará do hospital o primeiro no Estado com equipamentos de tecnologia avançada”, disse, salientando que a unidade possui os mais experientes profissionais em urgência e emergência de Alagoas.

Ventilação

Doados pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Rio de Janeiro, os dois ventiladores possuem adequada performance ventilatória para uso em ventilação de emergência e transporte.

De acordo com o instrutor do treinamento e técnico em equipamentos hospitalares, Alessandro Magalhães, os respiradores trarão mais agilidade e eficiência nos serviços de urgência e emergência do hospital. “Embora seja um equipamento orientado ao uso em situações de transporte e emergência, sua performance ventilatória é a mesma de um ventilador para UTI, eliminando a necessidade de interromper ou alterar a terapia ventilatória durante o transporte do paciente”, destacou, lembrando que o modelo otimiza o tratamento do paciente.