Identificar as principais carências com relação à qualificação profissional nas área de Turismo e Gastronomia. Esse foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 16, no Senac Poço, entre diretores e responsáveis pela área de Recursos Humanos dos principais hotéis de Maceió e os coordenadores das áreas de Gastronomia, e Turismo e Hospitalidade do Senac-AL.

Uma das principais preocupações levantadas durante a reunião é a carência de profissionais capacitados para funções de média e alta gerência, já que esses cargos exigem qualificação em idiomas, informática e sistemas específicos. “Todos os cargos gerenciais abertos em 2009 tiveram como contratados profissionais das regiões Sul e Sudeste”, destacou a diretora da CAB Consultores, empresa que presta serviço de seleção e recrutamento para diversos hotéis alagoanos.

A fim de solucionar este problema, foi criado um grupo de trabalho composto pelos presentes que terá como objetivo direcionar as programações de cursos para atender a essas empresas de recrutamento e seleção de forma consorciada. “Dentro de dois meses, faremos um novo encontro aqui no Senac Poço, onde serão avaliados os primeiros direcionamentos e programadas novas ações”, disse o coordenador da área de Turismo e Hospitalidade do Senac-AL, Fábio Farias. “Encontros como esses são de grande importância para estreitar o relacionamento com os meios de hospedagem e, consequentemente, para otimizar nossas ações”, complementou o coordenador.

Guia de Turismo

Ontem, 15, Fábio Farias esteve reunido com nove agências de turismo no Hotel Ponta Verde para levantar as necessidades dos guias de turismo locais dentro da atuação no mercado alagoano. Para tanto, ficou definido um programa de aperfeiçoamento para os guias que já estão atuando, curso que deve ser realizado bimestralmente de forma consorciada entre o Senac e as agências.

Para os guias que estão em formação no Senac-AL, ficou definido um programa de estágio profissional, que deve ocorrer sempre ao final dos cursos, também de forma consorciada entre o Senac e essas agências.