De acordo com o relatório geral da Justiça do Trabalho referente ao ano de 2008, pelo terceiro ano consecutivo, o TRT19 obteve o melhor desempenho entre todos os Tribunais do Trabalho do País, em relação a processos conciliados. Assim como em 2006 e 2007, o TRT de Alagoas também conquistou o primeiro lugar no ano de 2008, alcançando uma média de 57,5% de audiências conciliadas, totalizando 13.984 processos acordados. Também vale ressaltar que, nos anos de 2004 e 2005, este Regional foi vice-campeão em conciliações.

De acordo com os números do TST, o desempenho do TRT19 ficou acima da média nacional, que foi 44.1%. No mesmo relatório também consta que, entre as 1.371 Varas de Trabalho existentes no país, as VT de Penedo, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios obtiveram grande destaque, alcançando, respectivamente, a 19ª, 21ª e 40ª posições no ranking de conciliação.

O presidente do TRT19, desembargador Nova Moreira, congratula-se com magistrados e servidores pelos números alcançados e frisa que o TRT de Alagoas já vinha engajado nessa meta, antes mesmo do Movimento Nacional de Conciliação lançado pelo CNJ em 2006.

Este esforço pela conciliação também está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina aos magistrados tentarem essa solução em, pelo menos, dois momentos do processo: no primeiro contato com o juiz e antes que seja proferida a sentença. A conciliação, além de resolver os conflitos com mais celeridade, reduz o número de processos na Justiça, e quem ganha com isso são as duas partes do processo, que resolvem a questão sem briga, de forma rápida e duradoura.