Os funcionários do município que trabalham no setor de protocolo das secretarias participaram, nesta quarta-feira (15) pela manhã, de mais um treinamento para utilização do Sistema Unificado de Protocolo. O programa vem sendo implantado nas 28 secretarias e demais órgãos da administração municipal.

O curso foi ministrado pelo coordenador do projeto, Fernando Pinto. Uma das características do novo sistema é a possibilidade de o interessado acompanhar o andamento do seu processo.

"Se um processo for parado, por exemplo, a pessoa vai poder saber o motivo pelo qual ele está nessa situação. O sistema permite esse feedback do órgão público com o cidadão", explica o coordenador.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp). A unificação do protocolo foi desenvolvida com tecnologias de baixo custo, baseada nas recomendações do governo federal para utilização de software livre na gestão pública.

Além disso, o sistema propõe uma interligação com todas as secretarias do município, de modo que, com uma única consulta, o cidadão poderá detectar o estágio em que se encontram seus processos, bem como localizá-los com maior agilidade.

A implantação do Sistema de Protocolo Unificado foi anunciada em fevereiro, durante uma apresentação na Semarhp. Por seu formato e inovação, foi destaque na revista do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac).