A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - por meio da Coordenação da Ouvidoria Municipal - participou, nos dias 8, 9 e 10 de julho, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, em Fortaleza (CE), do "Seminário Internacional de Ouvidorias-Ombudsman Brasil/Canadá". O evento teve como tema "O Fortalecimento da Cidadania".

O objetivo principal do encontro foi dar continuidade às ações que visam à consolidação da articulação, do diálogo e da cooperação pelo segmento das ouvidorias públicas no País, além de ajudar na capilarização e divulgação dos trabalhos das Ouvidorias junto à sociedade.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, disse que a participação da Ouvidoria no encontro foi de grande valia para a SMS. "A participação da SMS no encontro melhora, ainda mais, o trabalho desenvolvido dentro da nossa secretaria. Com a participação nos debates, a Ouvidoria levantará novas estratégias para a prestação de serviços junto à população", avaliou Lins.

Para a ouvidora Josiene Barbosa, que representou a SMS no evento, a oportunidade foi um espaço de debate democrático, e que garantiu o aprofundamento de reflexões e troca de experiências.

"Meus sinceros agradecimentos ao secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, que acredita que a Ouvidoria é um mecanismo pelo qual as pessoas podem exercitar seu direito. Tenho plena consciência de que a missão do ouvidor é investigar imparcialmente o fato, com a missão de descobrir a verdade para, assim, recomendar a resolução apropriada", explicou Josiene.

COMUNICAÇÃO

Receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Estes são requisitos básicos para o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da SMS, que tem como objetivo formar um canal efetivo de comunicação com a população.

Para falar com a Ouvidoria, o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde e falar com as recepcionistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.