Palco de apresentações teatrais e musicais, o espaço cultural Linda Mascarenhas sedia a partir de hoje até a próxima quinta-feira, 16, o “Linda de Debates”.   As notas musicais e as encenações teatrais vão dar lugar a temas como urbanismo, meio ambiente e patrimônio cultural (material e imaterial).

A proposta de oferecer ao telespectador um olhar crítico sobre questões urbanas e contemporâneas - tomando como foco a cidade de Maceió- é uma iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e do Laboratório da Cidade do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências da UFAL. Com o apoio cultural do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Municipal de Ação Cultural.

O ciclo de debates tem inicio hoje, às 20h, com a presença do engenheiro civil Vinicius Maia Nobre e da arquiteta e urbanista Regina Dulce Lins, que vão debater questões relacionadas ao urbanismo.  A discussão envolve a política de uso e ocupação do solo, o plano diretor da cidade de Maceió e o saneamento ambiental.

O evento será aberto ao público, que vai poder participar dos debates através de perguntas escritas. Mediados pela jornalista Simone Cavalcante, os debates serão gravados pela TV Educativa e posteriormente exibidos durante a sua grade de programação.

A iniciativa faz parte de ações do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), por meio do “Projeto Linda”, que busca unir em um mesmo espaço as várias possibilidades de se fazer arte e que, entre outros objetivos, visa discutir temas e problemas de nossa formação cultural.

Paralelo aos debates, os telespectadores poderão conferir, ainda, a exposição intitulada “O passar do tempo”, de Marcinha Normande, que segue em cartaz na Galeria do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, localizado na Av. Fernandes Lima, 1047, no bairro do Farol.

Regina Dulce Lins é arquiteta e urbanista, com Especialização em Gestão do Crescimento Urbano na Bélgica e Doutorado em Estudos Urbanos na Inglaterra. Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL.

Vinicius Maia Nobre é engenheiro civil, atuou em várias instituições e órgãos públicos, como profissional liberal, elaborou centenas de projetos estruturais em Alagoas e estados do Nordeste, assim como em Minas Gerais. Atualmente, dedica-se a consultoria e cálculos estruturais.

 

Programação:

Dia 14 (terça-feira) - Urbanismo

Debatedores: Regina Dulce Lins  e Vinicius Maia Nobre

Dia 15 (quarta-feira) – Meio Ambiente
Debatedores: Anivaldo Miranda e José Roberto Fonseca

Dia 16 (quinta-feira) – Patrimônio Cultural (material e imaterial).

Debatedores: Adriana Guimarães  e Rachel Rocha