Depois de difundir seus conhecimentos pela capital alagoana, o potiguar Cláudio Cavalcante agora segue rumo à Maragogi. Durante toda esta semana, o arte-educador estará na cidade litorânea ministrando uma capacitação sobre o Programa de Educação Fiscal, projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e Receita Federal. A atividade começou na segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta (17).

O público é formado em sua maioria por professores, que, ao concluir o treinamento, terão a missão de repassar todos os ensinamentos a seus alunos. Tudo de maneira bem lúdica: incluindo desde pintura e artes manuais até o uso da dança, do teatro e de manifestações folclóricas nordestinas. Isso porque é justamente assim que os educadores aprenderão suas lições, que têm temas como cidadania, importância da nota fiscal e preservação do meio ambiente.

No total, 40 pessoas serão capacitadas. Segundo Cláudio Cavalcante, que já desenvolve trabalhos como esse no Rio Grande do Norte, a aulas prometem ser um sucesso. “Nossa expectativa para as aulas em Maragogi é das melhores. Esperamos formar disseminadores que possam divulgar tudo o que aprenderem entre a população. A arte pode ajudar a trabalhar qualquer área do conhecimento e facilita muito o aprendizado”, opina ele.

Presente na cerimônia de abertura do curso, o prefeito do município, Marco Madeira, lembrou a importância de projetos como esse. “Estamos fazendo uma parceria com o governo e ela é muito proveitosa. Quando juntamos forças, todo mundo se fortalece. É através de atividades assim que iremos levar os conceitos da Educação Fiscal para as crianças e para o resto da sociedade. Espero que todos aproveitem a oportunidade”, disse ele.

O treinamento tem uma carga horária de 40 horas e é realizado em conjunto por Sefaz, Procon, Instituto do Meio Ambiente (IMA), SEE e delegacia da Receita Federal em Alagoas. Essa é a segunda oficina do gênero no Estado — a primeira, também ministrada pelo professor Cláudio Cavalcante, aconteceu em Maceió, na semana passada, voltada também para assistentes sociais e servidores públicos.

Para a Coordenadora de Comunicação e Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, Aida Gama, os presentes devem aprovar a atividade. “Agradecemos a receptividade do prefeito e de seus assessores, que, sempre que procurados por nós, colocam a estrutura do município a disposição. Temos certeza de que, na sexta-feira, os educadores estarão muito felizes de poderem ter participado do curso. O Cláudio é muito dinâmico e consegue passar os ensinamentos de uma maneira bem divertida e lúdica”, diz ela.