O “Espaço Livre” desta sexta-feira (25) recebe o professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elder Patrick Maia Alves, que fala sobre a pesquisa "A sociologia de um gênero: o baião", que ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga. O programa vai ao ar das 8h às 12h, pela Difusora (AM960), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).
A pesquisa ficou entre os premiados da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O edital selecionou os melhores projetos em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (1912-2012). Foi rigorosa a seleção, composta por quase 600 trabalhos, entre os quais assinavam músicos, produtores culturais, cineastas e teatrólogos. O único concorrente do Estado de Alagoas a vencer o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012 foi o professor Elder Maia, agraciado com a quantia de R$ 35 mil.

Ainda nesta edição, o apresentador Marcos Vasconcelos entrevista a neurologista, virologista e presidente da Associação de Parkinsson de Alagoas, Cícera Pontes, sobre as orientações e cuidados necessários com relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a atual situação das pessoas acometidas pelo Parkinsson no Estado.