Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou uma programação de atividades com palestras, apresentação teatral e  atividade física chinesa (Liang Gong) e ações preventivas de saúde. As atividades serão realizadas no Calçadão do Comércio e na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá.

Na segunda-feira, a partir das 8h será realizada uma atividade física chinesa, na Praça Marcílio Dias. Na terça-feira, a partir das 9h, numa tenda montada no Calçadão do Comércio, serão oferecidos serviços de verificação de pressão, testes de glicemia, e vacina contra a Hepatite B. Também serão realizadas palestras e distribuídos materiais educativos referentes à prevenção de hipertensão arterial, diabetes, dengue, tabagismo e DST/ Aids.

De acordo com a diretora de Promoção de Saúde, Eliana Padilha, a iniciativa visa estimular a população para mudanças de hábitos e atitudes na busca de um estilo de vida mais saudável. “Nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida”, comentou, acrescentando que doenças provocadas por fatores como sedentarismo, fumo, consumo excessivo de álcool e alimentação inadequada são a principal causa de mortes no país.

Liang Gong – É uma ginástica terapêutica, que para os chineses significa o fortalecimento harmonioso do corpo, permitindo o pleno funcionamento e utilização dos músculos, tendões e ossos. É um trabalho que vem sendo desenvolvido tanto em espaços de prática aberta como para empresas. No Brasil, o Liang Gong foi criado em 1987, pela professora de filosofia e artes corporais orientais Maria Lucia Lee.  

A intenção é que a partir de maio a atividade seja oferecida , duas vezes por semana, aos servidores da Sesau. E que o projeto já vem sendo desenvolvido nos municípios que possuem Núcleo de Promoção à Saúde. 

Dia Mundial - O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS- Organização Mundial da Saúde em 07 de abril de 1948, fundamentado no direito à saúde e na obrigação do estado na promoção da saúde.