- De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, acidentes de trânsito são responsáveis por cerca de 1,2 milhão de mortes no mundo todo ano. Além disso, provocam lesões em mais de 50 milhões de pessoas. E a sonolência , como a distração, é uma das principais causadoras desse triste quadro.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Gênova, na Itália, 25% dos acidentes são causados pela combinação de sono e volante. Foi o que aconteceu com o segurança Edivan Pedro. Após uma noite de trabalho ele cochilou enquanto estava na direção e atingiu a traseira de um ônibus. "Foi um fechar de olhos. Acordei no hospital."

Sua esposa e a filha de 1 ano, que estavam no banco de trás, nada sofreram. Mas ele ficou gravemente ferido na batida. 

Para o especialista em medicina e biologia do sono da Universidade Federal de São Paulo, Marco de Mello, alterações no ciclo do sono, como ir a uma balada ou não ter um repouso de qualidade comprometem o rendimento e a atenção durante o dia. "Os piores horários são entre 15h30 e 18h", afirma. "É comum achar que nunca vai acontecer e dar um jeitinho no sono, tomar café. Mas dirigir sonolento é como guiar alcoolizado", alerta.