A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta para chuva forte nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Até o domingo, a passagem de uma frente fria pelo oceano gera áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e sudeste de Minas Gerais.

Hoje, sábado, áreas de instabilidade voltam a atuar no centro-sul do Rio de Janeiro e formam nuvens carregadas. Há risco de chuva forte com raios e rajadas de vento de 50 km/h. No domingo, o alerta é válido para todo o Estado.

Entre hoje e amanhã, domingo, a instabilidade provoca pancadas de chuva no oeste e norte do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e em grande parte de São Paulo. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h, especialmente no sudoeste, oeste e centro-nordeste de São Paulo.

A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. É recomendável evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.