O público fiel do Concerto aos Domingos vai ser envolvido, na edição deste mês de julho, pela harmonia de vozes alagoanas integrantes dos Coralistas Associados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Coretfal).

O tradicional evento, gratuito, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontece neste domingo, 5, às 10h, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).

No repertório, o Coretfal incluiu sucessos como Sobradinho, de Sá e Guarabira; Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga; Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque, além de outras grandes canções.

Trajetória - O Coretfal foi criado em 1975, pela maestrina Maria Augusta Monteiro Menezes. Na década de 80, já sob comando de sua filha, Fátima Menezes, o coral inicia atividades de extensão junto à comunidade alagoana e inaugura um novo momento no canto coral do Estado e do país.

Desde então, trilha caminhos inusitados, no vestuário, repertório e coreografias, que misturam música, teatro e dança, sem perder o foco da música coral, sendo inclusive um dos integrantes da Rede Alagoana de Pontos de Cultura.

Já são dois CDs gravados: Canto por todos os cantos, com faixa multimídia e menu interativo; e Cantando o Natal, com uma releitura de pastoris, cirandas e canções natalinas.

No comando dessas vozes, com a regência e direção musical, está a maestrina Fátima Menezes. “Essa trupe de quase 40 profissionais reconhecidamente talentoso promete mais uma apresentação emocionante”, diz Fátima.