As secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e do Turismo (Setur) vão integrar ações para reforçar o controle da gripe A em Alagoas. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23), durante uma reunião entre os secretários Herbert Motta (Saúde) e Virginio Loureiro (Turismo). A preocupação neste momento está voltada para o início das férias escolares, que aumenta o número de turistas que chegam ou se deslocam para regiões afetadas pelo vírus, como Argentina e Estados Unidos.

“A intenção é desenvolver um trabalho em parceria entre a Sesau, Setur e agências de turismo, reforçando a disseminação de informações sobre a doença, seus sintomas e tratamento. Outra iniciativa é incluir a Setur no Comitê Estadual de Contingência, definindo o papel a ser cumprido nesse contexto pelo novo integrante”, explicou Motta, acrescentando que serão enviados e-mails e material gráfico informativo para as agências de turismos.

Para Loureiro, o monitoramento feito nos portos e aeroportos é uma ação importante para o controle de saída e entrada nos países. “O plano de contingência elaborado pela Sesau será ampliado para atuar em parceria com o setor turístico, principalmente as agências de turismo” disse.

Também durante a reunião foi discutida a descentralização de serviços de Saúde nos pólos turísticos Norte e Sul do Estado, a exemplo do Posto Médico Avançado do Samu, montado em Barra de São Miguel, durante o carnaval, que poderá ser empregado para reforçar a assistência hospitalar e pré-hospitalar na alta temporada.