Municípios colocam Alagoas em 2º no ranking de vacinação contra pólio no Nordeste

  • gilcacinara
  • 23/06/2009 16:20
  • Saúde

Até o momento, nove municípios Alagoanos alcançaram a meta acima de 95% de cobertura e 78 ainda estão consolidando seus dados de vacinação contra a poliomielite em crianças menores de 5 anos. Essas cidades já estão entre 50% e 90% de cobertura vacinal

Os municípios que alcançaram a cobertura vacinal foram Ouro Branco, Paripueira, Marechal Deodoro, São Miguel dos Milagres, Inhapi, Maravilha, Satuba, Quebrangulo e Joaquim Gomes.

De acordo com dados parciais computados pela Gerência do Núcleo do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado (GNPI/Sesau) mostram que 78,19% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas. Dados que colocam Alagoas como segundo estado da região Nordeste com maior cobertura vacinal na primeira etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite e ocupa o 10º lugar no ranking nacional.  

A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, na vacinação de rotina. Mas, além do esquema básico - as três doses de rotina - as crianças menores de cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses durante a campanha.