A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou, nesta terça-feira (23), mais uma etapa da campanha educativa de São João, num trecho da Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Pontal.

A finalidade é conscientizar motoristas sobre a importância de seguir as leis de trânsito, dirigindo com responsabilidade, contribuindo para a redução do número de acidentes, principalmente em épocas especiais, como agora, quando acontecem os festejos juninos, com grande movimentação de veículos, tanto na cidade quanto nas rodovias estaduais.

De acordo com os dados registrados no órgão, em 2007 aconteceram 55 acidentes de trânsito, 49 dos quais em decorrência da combinação álcool e direção, sendo 17 com vítimas. Em 2008, foram 50 acidentes, dos quais 41 em decorrência de o motorista estar dirigindo alcoolizado, sendo 13 com vítimas.

Nesse período, houve uma redução de 10% no número de acidentes e de 30,7% em número de vítimas. “Foi uma redução considerável, e essas campanhas realizadas pela SMTT, e outros órgãos de trânsito, contribuíram para a melhoria desse quadro”, explica Carol Machado, diretora de Educação de Trânsito.

Na campanha educativa, estão sendo mobilizados agentes e educadores de trânsito e, no contato direto com os motoristas, por ocasião das blitze, eles alertam sobre a necessidade de dirigir com cautela, respeitando, acima de tudo, as leis do trânsito.

Ao mesmo tempo, distribuem panfletos educativos, flanelas, sacolas para colocação de lixo e leque com o slogan da campanha, que tem como tema “Viver é a Melhor Escolha. Aproveite as Folias Juninas com Responsabilidade no Trânsito”.

As campanhas do órgão são realizadas em períodos quando o fluxo de veículos aumenta, principalmente em período de festas, tendo como maior preocupação evitar o consumo de álcool por parte de motoristas, já que a mistura com direção não combina. É uma infração considerada grave.

A campanha foi aberta no último dia 19, em Jacarecica. No dia 20, no estacionamento de Jaraguá, onde se realiza a programação junina, parceria entre os governos municipal e estadual. Foram distribuídos 20 mil leques.

A campanha prossegue nesta quinta-feira (25), com panfletagem nos principais semáforos do centro da cidade, devendo ser encerrada sexta-feira (26), num trecho da Avenida Durval de Góes Monteiro.