A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar pregão para compra de 27 bafômetros. Os aparelhos serão utilizados pela Polícia Militar de Alagoas (PM/ AL) para que os agentes do Batalhão do Policiamento Rodoviário possam autuar os motoristas que estejam dirigindo alcoolizados. A iniciativa visa reduzir o número de acidentes no trânsito e, consequentemente, o percentual de internações, que este ano caiu 49,8% após a Lei Seca.  
 
Segundo o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Sesau, Paulo Duarte, a compra será efetuada por meio de pregão eletrônico, modalidade de licitação que garante mais economia e eficiência na gestão. “Após um ano de implantação da Lei Seca, o Ministério da Saúde mostrou que tivemos 881 internações a menos em Maceió, o que significa economia no tratamento curativo e menor ocupação dos leitos hospitalares”, destacou Paulo Duarte, acrescentando que os bafômetros serão instrumentos para se evitar a ocorrência de mortes no trânsito.

Legislação – No Brasil, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue estão sujeitos à multa de R$ 957, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e ainda à apreensão do automóvel. Além disto, medida acima de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue é considerada crime e pode levar à prisão do motorista infrator, segundo especifica a Lei Seca.