O governo do Estado investiu R$ 475 mil na aquisição de 108 motos destinadas ao combate à dengue e outras endemias em 95 municípios alagoanos. O fornecedor iniciará, até a próxima semana, a entrega dos veículos à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela compra e distribuição das motocicletas. O assunto foi discutido por gestores e técnicos da saúde na segunda-feira (22), durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com o secretário da Saúde, Herbert Motta, a intenção do governo é investir não só na reestruturação do sistema, mas no fortalecimento das ações preventivas de saúde, como por exemplo, o combate à dengue. “O controle da dengue e de outras endemias deve ser contínuo e intensificado pelos municípios, amparados com o suporte técnico e financeiro do Estado e do Ministério da Saúde”, disse, lembrando que a redução da doença em Alagoas é resultado dessa integração.

Segundo a diretora interina da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Isolda Wanderley, a escolha dos municípios foi feita a partir de critérios definidos em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Serão contemplados os municípios que desde 2002 não receberam nenhum tipo de veículo e aqueles com área rural extensa e de difícil acesso.

“Além das motos, o plano de investimentos da Sesau beneficia os municípios, também, com equipamentos como nebulizador cortal motorizado para o programa de combate à dengue de Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Marechal Deodoro, e Delmiro Gouveia”, informou.