Cerca de 30 técnicos agrícolas da zona da mata de Alagoas foram capacitados nos principais assuntos referentes à cadeia produtiva da banana, um dos produtos mais importantes da agricultura local. O curso foi encerrado na última semana, em União dos Palmares, com uma prática de campo sobre preparo do solo, plantio e condução da cultura.

Dividida em seis módulos, a capacitação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) com o apoio do Instituto Naturagro. O curso faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento de Agropolos da Mata Norte de Alagoas.

De acordo com José Francisco Pereira, articulador para a área de fruticultura da Seagri, a intenção é que a partir de agora esses técnicos se tornem multiplicadores do que aprenderam. “Eles obtiveram noções de agroecologia, conservação do solo, pragas e doenças, e agora podem atender ao agricultor familiar com mais conhecimento”, frisou.

Para Marcelo da Silva Gomes, técnico agropecuário que participou do curso, entre os assuntos abordados, pragas e doenças foi o mais importante. “Nós tivemos noções desde como preparar o solo até a comercialização da banana, mas acredito que as técnicas sobre combate a pragas e doenças serão muito úteis”, destacou.

Marcelo Gomes lembrou que entre os produtos cultivados pelos agricultores da região, a banana é o que oferece a maior renda, pois é comercializada nas feiras livres e vendida para outros estados.